Powered By Blogger

Cursos Oferecidos e a Evolução do Fardamento

& Cursos Oferecidos


Atualmente o Instituto Central de Educação Isaías Alves (ICEIA), dispõe de quatro cursos:
• Modalidade Médio − O Ensino Médio deve oferecer ao aluno de hoje uma formação geral, cujo perfil é mais flexível, aberto, participativo, mais crítico, dando oportunidade para que o educando seja sujeito/construtor do seu próprio processo de aprendizagem. Além de promover a compreensão dos fundamentos científicos tecnológicos, essa etapa do processo de aprendizagem deve contribuir para o aprimoramento pessoal, para a formação ética, para a autonomia intelectual e para o embasamento de um raciocínio critico.
• Modalidade Normal − O Curso de Ensino Médio Modalidade Normal tem como objetiva formar o profissional de Educação infantil e de Séries Iniciais (1° a 4° série) do Ensino Fundamental.
Busca-se formar o profissional da educação com competência e compromisso para exercer a docência, de forma contextualizada e atendendo as necessidades da atualidade.
• Modalidade informática − O Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio – em informática integra as disciplinas do Ensino Médio às disciplinas especificas do curso, e tem a duração de quatro anos acrescida do Estágio Supervisionado obrigatório de 400 horas. O profissional Técnico em Informática tem a capacidade para desenvolver ferramentas a fim de processar informações, e facilitar as informações dentro das organizações, quer sejam públicas pó privadas.
• Modalidade EJA III − O Curso do Ensino Médio - Jovens e Adultos III foi implantado na capital e no interior do Estado da Bahia desde ano de1996. Surge para atender aos jovens e adultos que não tiveram oportunidade de estudar na idade própria. Funciona no turno noturno com currículo e metodologia própria. Ter 18 anos completos e concluído o Ensino Fundamental são requisitos para ingressar no Curso do Ensino Médio – Jovens e Adultos III. 


& Evolução dos Fardamentos


A primeira farda do ICEIA era uma camisa branca de botão, com um bolso contendo o escudo do ICEIA pintado, com detalhes em azul escuro nas mangas e na gola; para as garotas uma saia pregueada azul e para os garotos uma calça na mesma cor.
A penúltima farda tinha dois modelos uma camisa branca com o escudo bordado e com gola, já o outro modelo era de educação física, uma camiseta sem manga azul escura, com o escudo bordado e o nome educação física em baixo do escudo.
A farda atual é um kit básico oferecido pelo governo com camisa de manga nas cores branca e azul escuro que trazem impresso o Brasão de Armas do Estado da Bahia, representando as figuras do trabalho e da República, de mãos enlaçadas sobre um escudo impresso com os elementos constitutivos. Da proa de uma embarcação, um marinheiro está apontando para a terra próxima, numa alusão ao descobrimento do Brasil.
A estrela simboliza o Estado da Bahia como timbre. Já o escudo em azul, com uma embarcação de vela, levantada e içada à bandeira da República, traz a imagem de um marinheiro acenando com um lenço branco e, ao fundo, se vê o Monte Pascoal, lugar do primeiro registro visual de terra pela esquadra de Pedro Álvares Cabral.
Com o lema “Per Ardua Surgo”, que significa “Pela dificuldade venço”, a marca reúne dois tenentes. O primeiro Tenente é um homem seminu, com bigorna,  personificando a indústria. O segundo Tenente, uma mulher, chapéu frígio, com uma bandeira da Bahia que é personificação da República. Por cima do timbre, encontra-se a inscrição “Estado da Bahia”. E, ao pé do Brasão, por baixo do listel, a palavra “Brasil”.
O investimento da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que custou cerca de R$ 19,2 milhões, visa garantir que todos os alunos tenham condições de ir à escola, já que o fardamento é um item obrigatório para o acesso deles às unidades de ensino da rede. A medida tem o objetivo, ainda, de fortalecer o sentimento de pertencimento à rede pública.