Powered By Blogger

Teatro do ICEIA


 & Teatro do ICEIA


O Teatro do ICEIA fica no bairro do Barbalho e sua inauguração ocorreu em dezembro de 1939. Com capacidade para 1.300 espectadores em cadeiras de madeira, distribuídas em platéia, camarotes, frisas e balcão, o Teatro foi transformado em centro de cultura e serviu de local de ensaio para espetáculos como a ópera Rei Brasil 500, do show da cantora Daniela Mercury, entre outros.
O espaço, um dos maiores palcos de Salvador, teve a construção iniciada em julho de 1937, no governo de Juracy Magalhães, na gestão do secretário da Educação Isaias Alves, idealizador do instituto educacional, ao qual o teatro estaria agregado, como parte de um conjunto onde se desenvolviam práticas educacionais inovadoras e abrangentes. A construção do prédio foi concluída dois anos depois, em novembro de 1939, já no governo de Landulpho Alves de Almeida. O projeto do conjunto arquitetônico do ICEIA, concebido a partir do ideal do professor Álvaro Augusto da Silva, previa que o espaço fosse utilizado apenas como auditório da instituição, destinado a abrigar festas escolares, representações teatrais e cinematográficas voltadas para os estudantes.
Aberto ao público, o auditório passou a se chamar Teatro do ICEIA, alcançando grande prestigio entre a classe artística. Conta ainda com uma Sala de Exposição, atendendo à demanda de grupos artísticos e da comunidade, através da cessão de pautas. Há ainda quatro camarins, palco com coxia e sala de projeção. Projetado para ser um auditório do colégio, o teatro não dispõe de sistema de ar-condicionado, nem de projeto arquitetônico do ponto de vista da acústica. O teatro já chegou a ficar fechado, tendo sido recuperado pela Fundação Cultural do Estado, por meio da Diretoria de Equipamentos Culturais e Ações Regionais (Decar) agora DIMAC (Diretoria de Música e Artes Cênicas), responsáveis pela gestão do espaço desde 1994.
Dados Técnicos
Espaços:
Foyer 01 (térreo): 260 m2 – sem atividades; 
Foyer 02 e 03: 136 m2 – sem atividades;
04 banheiros;
04 camarins; 
palco italiano;

Capacidade: 1300 pessoas
Equipamentos:
03 bebedouros
02 micro system stereo