Powered By Blogger

Primeiro Corpo Docente do ICEIA, Alunos que se destacaram e Arquitetura do Colégio


& Primeiro Corpo Docente do ICEIA

• João Alves Portella − Foi o primeiro diretor do colégio.
Dr. Álvaro Augusto da Silva – O grande líder e coordenador da campanha em torno da criação da nova Escola Normal. Ele era professor de Geografia. Dirigiu a Escola Normal de 1930 a 1938. Vitorioso na luta pela criação do Instituto Normal da Bahia.
Dr. Renato Mesquita – Era advogado e professor de Sociologia, dotado de grande capacidade administrativa. Foi um bom Diretor de uma escola que começava surgir. Depois dedicou-se à justiça chegando a Desembargador, e como tal, Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia.
• Anna Joaquina Bonnati − diretora e professora de gramática portuguesa e métodos de ensino e ciência das escolas, no Internato Normal de senhoras.
• Prof.ª Bernadete Vila Serra de Souza − Tomou posse em 09 de fevereiro de 1990. Professora de Ciências Biológicas. Está no ICEIA desde o Jardim de Infância, como aluna pelo Getúlio Vargas, onde fez o primário passado daí através do exame de admissão para o ginásio e concluindo aí o Magistério. Fez Faculdade e voltou ao ICEIA como Professora. Lecionou até aposentar-se.
• Anísio Spínola Teixeira – Integrou o corpo docente do colégio durante os primeiros anos de sua abertura. Reformou o sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, exercendo vários cargos executivos, em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório, divulgado em 1932. Fundou a Universidade do Distrito Federal, em 1935, depois transformada em Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.
Alfredo Nogueira Passos – O professor Alfredo Nogueira Passos,foi professor de Matemática,Estatística, diretor do ICEIA, membro do Conselho de Educação. Mesmo tendo se formado em Engenharia e sendo um dos pioneiros membro do CREA(Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) se dedicou quase integralmente à Educação.

& Alunos que se destacaram

• Raimundo Varela − Raimundo Varela Freire Júnior é um apresentador baiano de telejornal popular Balanço Geral;
• Lia Mara − Miss Brasil;
• Moacir Prado − escritor e poeta;
• Gerson Macedo − radialista;
• Irmã Dulce − Maria Rita de Sousa Brito Lopes Ponte, melhor conhecida como Irmã Dulce, o Anjo bom da Bahia, foi uma religiosa católica brasileira. Ela notabilizou-se por suas obras de caridade e de assistência dos pobres e aos necessitados.

& Arquitetura do Colégio

Projeto do arquiteto alemão Alexander Buddeüs , o Instituto Normal da Bahia, data do ano 1936 a 1939, atual ICEIA (Instituto Central de Educação Isaias Alves), situado na Praça do Barbalho, s/nº (bairro do Barbalho), Salvador - Bahia (Brasil).
Áreas externas muito simples, a escola é ampla, com largas galerias abertas, salas de aula arejadas e uma piscina, obra de inspiração germânica com influência da Bauhaus.
A construção de uma nova escola normal com capacidade para atender a demanda de Salvador e dotada de todos dos requisitos de um verdadeiro centro educacional fazia parte do projeto de modernização da Bahia  na época. Originalmente o modelo de referência era o Instituto de Educação do Rio de Janeiro cujo projeto, obrigatoriamente neocolonial, fora ganho em concurso.  
Em 1936, é publicado edital de concurso para a apresentação de projetos para a sede do novo Instituto Normal, apenas a Christiani Nielsen apresenta um anteprojeto.  O programa compreendia alem de salas de aula, um teatro, campo de futebol, quadras de esporte e uma piscina, tudo articulado por passarelas. O projeto original incluía a demolição de casas em sua frente para a criação de uma praça e construção de um viaduto ligando os bairros de Nazaré e Barbalho, onde se encontrava a escola.
As obras começaram em fins de 1937 e Buddeüs não pode acompanhar, abandona o tratamento expressionista que adotara no Instituto de Cacau, com cantos arredondados e um certo classicismo, expresso na planta e fachadas simétricas. Trabalha agora, com a articulação de volumes puristas brancos, de diferentes tamanhos, como a própria sede do Bauhaus em Dessau, de Gropius. A fenestração é mais livre, com um jogo de grandes painéis envidraçados verticais e janelas moduladas dispostas horizontalmente. Apenas um elemento comum aos dois projetos, o esquema compositivo das fachadas principais do Instituto de Cacau e do Teatro do Instituto Normal. Este seria o último projeto de Buddeüs no Brasil.
O impacto dessa primeira onda de Arquitetura Moderna, patrocinada pela Revolução de 30, em uma cidade ainda colonial, constituída por sobrados e casinhas de uma porta e duas janelas, foi enorme. São construções imensas, envidraçadas, ocupando quadras inteiras.